### PONTOS DE APRENDIZADO
- Page phenomenon é uma situação em que uma compressão renal externa, uni ou bilateral, por hematoma ou massas, resulta em Hipertensão Secundária.
- O quadro de hipertensão habitualmente é resolvido após resolução da causa compressiva (parcial ou total).
- A compressão renal por um cisto epitelial esplênicoteral é uma condição rara que causa hipertensão secundária do fenômeno page (page kidney).
Caso interessante publicado recentemente no Kidney 360 ([link](https://journals.lww.com/kidney360/Fulltext/2023/04000/Hypertension_in_a_Young_Man_with_an_Abdominal_Mass.22.aspx)): Jovem de 16 anos do sexo masculino apresenta quadro de hipertensão iniciada há 01 ano. Há 03 anos possui história de dor abdominal no quadrante superior esquerdo.
Nega cefaleia, palpitações, febre ou sudorese.
**Exame físico**: Pulsos regulares nos quatros membros com FC 87 bpm, PA 188/100 mmHg. IMC 29,3 kg/m². Abdome com massa abdominal de 20cm em delimitada no quadrante superior esquerdo.
**Laboratório**
- Cr 1,03 mg/dL
- Na 141 mEq/L
- K 4,2 mEq/L
- Cl 103 mEq/L,
- Bicarbonato 26 mEq/L
- Atividade de renina plasmática 2,9 ng/mL/h (normal 0,2-1,6)
- Aldosterona plasmática 18 ng/mL (1-16).
- Metanefrinas urinárias dentro dos valores de referência.
TC abdome evidenciou um cisto uniloculado com calcificação focal originada do baço (**figura abaixo**) com compressão do rim esquerdo.
Após esplenectomia parcial o paciente apresentou melhora dos níveis pressóricos com retirada dos anti-hipertensivos em uso.
A hipertensão de início recente em um jovem deve levantar a possibilidade de uma forma secundária de hipertensão. Neste caso, o paciente apresentava uma forma de “rim de Page” devido à compressão do parênquima renal por um cisto esplênico maciço. A compressão foi associada com isquemia renal e subsequente produção de renina, angiotensina e aldosterona com hipertensão em que houve a necessidade de 03 medicamentos anti-hipertensivos. A ressecção do cisto esplênico resultou na resolução completa da hipertensão subjacente e na descontinuação dos 3 medicamentos anti-hipertensivos. O cisto esplênico primário é uma condição rara tipicamente associada a uma massa indolor na região abdominal superior esquerda (até 40% dos pacientes). Outras complicações potenciais incluem efeito de massa, bem como infecção do cisto, hemorragia e ruptura. Como visto neste caso, a remoção do cisto compressivo curou a hipertensão.
![](/page-kidney.webp)
A tomografia computadorizada do abdome (plano coronal) mostra um grande cisto unilocular com focos calcificados provenientes do baço (\*). (B) Tomografia computadorizada de abdome (plano sagital) revela compressão do rim esquerdo pelo cisto esplênico (seta). (C) A tomografia computadorizada do abdome (plano sagital) indica tamanho e forma normais do rim direito.