Vale a pena conferir esse caso no [NEJM](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1514550). Paciente de 88 anos com necessidade de **Implante transcateter de valva aórtica (TAVI)**, evolui após 1 mês do procedimento com elevação de creatinina (1,4>2,8 mg/dl), leucocitose com eosinofilia (13%). Será que foi o contraste?
Biopsia de pele revelou cristais de colesterol obstruído arteríolas.
Essa é uma complicação bem conhecida de cirurgias vasculares, angiografia e agora devemos lembrar da possibilidade de ocorrência com TAVI Paciente foi tratada com prednisona e estatinas obtendo recuperação da função renal.
A dica é fica de olho em **PIORA DE FUNÇÃO RENAL** e **LIVEDO RETICULAR** após esses procedimentos.
Outras manifestações clínicas:
- Síndrome do dedo azul
- Ataque isquêmico transitório, confusão mental ou amaurose fugaz
- Isquemia de circulação mesentérica (cólon, intestino delgado e estômago
É muito importante que o nefrologista pense nisso em pacientes que foram submetidos a procedimentos vasculares, na correria do dia a dia a gente sempre coloca a culpa da piora da função renal no contraste iodado.
Nos pacientes com disfunção renal o tratamento visa essencialmente reduzir a formação de placas de colesterol, ou seja, otimizar estatina. Alguns autores orientam o uso de corticoides, com relatos de recuperação completa da função renal. Fica a dica!
descrevendo casos com recuperação completa.
![](/embolo_colesterol.webp)